Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais > Iniciação Científica > Editais de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação 2024
Início do conteúdo da página

Editais de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação 2024

Escrito por Fernando Schramm | Acessos: 12536

Editais de seleção para os Programas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - Vigência 09/2024 a 08/2025.

 1. Editais:

 

Clique aqui para acessar a legislação dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, da Universidade Federal de Campina Grande.

2. Processo de Submissão de Propostas - Materiais para o Proponente-Orientador:

2.1. Modelos para elaboração da proposta

A Coordenação Geral de Pesquisa orienta os pesquisadores que na ausência da fonte indicada nos modelos abaixo ao uso das fonte de texto Arial ou Times New Roman. E em relação aos elementos textuais obrigatórios estes poderão ser dispostos na mesma página ou em páginas separadas, ficando a critério do proponente, desde que respeitado o limite de páginas estabelecido no edital.

  • Modelo de Projeto PIBIC, PIBIC Af, PIVIC e PIBIC Ensino Médio (DOC | ODT)
  • Modelo de Projeto PIBITI/PIVITI (DOC | ODT)
  • Modelo de Projeto em LaTeX - Ambos os modelo de IC e ITI no mesmo repositório, selecione o modelo adequado ao projeto.

2.2. Tutorial para Cadastrar Acesso no Ambiente Operacional dos Sistemas SIGs

Clique aqui para acessar o tutorial.

Clique aqui para fazer o cadastro no ambiente operacional dos SIGs.

2.3. Apresentação Institucional do Módulo Pesquisa e Intellectus do SIGAA

Clique aqui para acessar.

2.4. Tutorial para Criação do Grupo de Pesquisa no SIGAA

Importante:

1) Nesse momento só devem ser cadastrados membros permanentes. Não é preciso cadastrar Membros Associados (professores aposentados, visitantes, substitutos, bolsistas de programas de fixação, servidores técnico-administrativos com Mestrado ou Doutorado, discentes de graduação e pós-graduação da UFCG, pesquisadores mestres ou doutores de outras Instituições e profissionais de reconhecida competência técnico-científica na área do conhecimento);

2) Não é preciso cadastrar Projeto de Pesquisa e a respectiva linha de pesquisa dele;

3) Caso algum membro permanente não consiga assinar, pode removê-lo.

4) Após enviar, a situação do grupo ficará com a mensagem: "Aguardando aprovação do departamento". Porém, neste momento, não haverá tramitação no seu departamento. A CGP-PRPG irá apenas conferir se o seu grupo está cadastrado no DGP-CNPq. Caso esteja cadastrado no DGP-CNPq, a CGP-PRPG irá apenas aprovar o cadastro, caso contrário, será necessário fazer a solicitação de cadastro de grupo de pesquisa no DGP-PRPG através do e-mail pesquisa.prpg@setor.ufcg.edu.br.

Clique aqui para acessar.

2.5. Tutorial para Submissão de Projeto e Plano de Trabalho no SIGAA

Clique aqui para acessar.

2.6. FAQ - Frequently Asked Questions

Clique aqui para acessar.

3. Processo de Avaliação Ad Hoc - Materiais para os Consultores Ad Hoc:

3.1. Tutorial para Avaliação de Plano de Trabalho

Importante:

1.⁠ ⁠Avalie o plano e, em seguida, avalie o projeto.

2.⁠ ⁠No campo do "Parecer" colocar todas as observações técnicas e ao final clicar em "Aprovado" (obs.: a opção "Necessita Correções" não deve ser utilizada)

3.⁠ ⁠As observações técnicas inseridas no campo "Parecer" serão enviadas para o proponente-orientador sem a identificação do Consultor Ad Hoc.

4.⁠ ⁠Se um projeto com um plano aprovado for desclassificado, o que acontece? O projeto é hierarquicamente superior ao plano de trabalho, então, não será concedida cota de bolsa ou cota voluntária para o plano.

Clique aqui para acessar.

3.2. Tutorial para Avaliação de Projeto de Pesquisa

Importante:

1. Caso o projeto descumpra algum item do edital que enseje desclassificação, o consultor deve zerar a nota do projeto e no campo "Parecer" deve colocar o item do edital que ensejou a desclassificação.

2. Caso o projeto esteja sem plano de trabalho, o consultor deve zerar a nota do projeto e no campo "Parecer" deve colocar que o projeto está sem plano de trabalho.

3. Para atribuir as pontuações nos itens do formulário de avaliação, o consultor deve considerar o arquivo do projeto que foi elaborado seguindo as regras do edital e os modelos de propostas disponíveis no início desta página, na Seção 2.1.

4. Cada consultor indicará no seu Parecer se o projeto necessita de apresentação de parecer de comitê de ética em pesquisa em humanos, animais, Patrimônio Genético ou conhecimentos tradicionais.

Clique aqui para acessar.

Objetivos de desenvolvimento sustentável que podem ser aplicados ao projeto (https://gtagenda2030.org.br/ods/)

 

ods

Fim do conteúdo da página