Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ações e Programas
Início do conteúdo da página

Ações e Programas

Escrito por Diego Charles da S. Basilio | Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 15h02 | Última atualização em Domingo, 02 de Junho de 2019, 20h57

Nesta seção são divulgadas as informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pelo Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação é responsável pela supervisão dos cursos e programas de pós-graduação, a política de capacitação de docentes e de técnicos administrativos da Universidade, os cursos de aperfeiçoamento e as residências da área da saúde oferecidos pela Universidade.

Cursos de Pós-Graduação da UFCG

Editais de seleção para os Cursos de Pós-Graduação da UFCG

Cursos Stricto Sensu

As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma.

Cursos Lato Sensu

Embora não forneçam um título acadêmico, como mestre ou doutor, os cursos lato sensu oferecidos por escolas de renome são valorizados no mercado de trabalho. As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.

Bolsa Demanda Social - CAPES

O Programa de Demanda Social - DS - tem por objetivo a formação de recursos humanos de alto nível necessários ao País, proporcionando aos programas de pós-graduação stricto sensu condições adequadas ao desenvolvimento de suas atividades. A concessão de bolsas aos programas de pós-graduação stricto sensu é definida com base nos resultados do sistema de acompanhamento e avaliação coordenado pela CAPES, para que mantenham, em tempo integral, alunos de excelente desempenho acadêmico.

Bolsa Prodoutoral (Docentes)

O Prodoutoral tem como objetivo geral estimular a elaboração e a implementação de estratégias de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão das IFES de origem, de modo a apoiar esforços institucionais para a capacitação e para o aprimoramento da qualificação dos seus docentes, visando à consolidação de grupos de pesquisa e à formação de programas de pós-graduação.

Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD

O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES. O número de cotas de bolsas oferecido varia de acordo com critérios definidos pela CAPES, que podem levar em conta o desempenho do PPG na avaliação trienal, as áreas de apoio estratégico, a região em que se situa a IES, entre outros. Os PPGs contemplados são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas, assim como pela definição de seus objetivos e atividades.

Pró-Equipamentos

Programa para apoiar propostas que visem atender a necessidade de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação, em todas as áreas do conhecimento, nas IES. Os equipamentos, a serem usados pelos programas de Pós-Graduação da UFCG, devem ser de múltiplo uso.

Programa de Apoio à Pós-Graduação - PROAP

O Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) prevê apoio para a participação de alunos regularmente matriculados em eventos científicos no país, tais como congressos, seminários e cursos. Não há necessidade de ser bolsista Capes para ser apoiado pelo programa. O Programa prevê ainda o apoio para a participação de alunos de doutorado em eventos no exterior. Não há necessidade de ser bolsista Capes para participar do programa.

Fim do conteúdo da página