Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa Patentária
Início do conteúdo da página

Propriedade Intelectual e Pesquisa Patentária

Escrito por Diego Charles da S. Basilio | Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 17h43 | Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 17h43 | Acessos: 4154

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) incluiu em suas chamadas com viés tecnológico o item Pesquisa em Bases de Propriedade Intelectual no roteiro das propostas a serem apresentadas.

O objetivo é incentivar a inovação tecnológica e reduzir gastos desnecessários. A pesquisa em bancos de patentes permite o levantamento do chamado estado da técnica de uma determinada tecnologia, o que é muito importante na fase inicial de desenvolvimento de um produto e na redação de novos projetos. Saiba mais [VIDEO].

Estado da Técnica

Ao propor o desenvolvimento de um produto tecnológico, processo ou técnica deve-se sempre mostrar as vantagens da tecnologia em relação ao que já existe. Ao encontrar patentes similares que tentam resolver o mesmo problema técnico, estas devem ser citadas como forma de confrontá-las com a sua tecnologia, sempre pensando em exaltá-la em comparação as existentes.

Busca em Bases de Patentes

Para atender ao novo item das propostas, o pesquisador deverá, então, indicar quais foram as bases consultadas e listar os depósitos, registros e patentes que mais tem relação com a sua pesquisa.

Disponibilizamos a seguir informações para auxiliar os pesquisadores da UFCG a realizar a pesquisa patentária para inclusão nas propostas de projetos de caráter tecnológico e inovador submetidos aos editais de seleção  para os programas institucionais.

NITT - Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnológia da UFCG

Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnológica – é uma instância ligada à Reitoria, que tem por objetivo promover a inovação e a proteção das invenções oferecendo aos pesquisadores da UFCG serviços relacionados à Propriedade Intelectual (Registro de Patentes, Registro de Software, Registro de Marca e Registro de Desenho Industrial), entre outros serviços. Acesse o site clique aqui.

INPI

A busca de patentes depositados no Brasil pode ser feita gratuitamente na base de patentes do INPI, com o sistema Busca Web, através da combinação de palavras-chave com a Classificação Internacional de Patentes.

LATIPAT

Pesquisa sobre patentes depositadas na Espanha e em países da América Latina (clique aqui), permitindo as pesquisas em Português e Espanhol.

Espacenet

Pesquisa sobre patentes de mais de 90 países (clique aqui), inclusive os maiores depositantes, como Estados Unidos, China, Japão, Coréia do Sul e Alemanha, incluindo o Brasil.

PATENTSCOPE®

Portal mantido pela OMPI - Organização Mundial de Propriedade Intelectual. Disponibiliza o acesso a uma base que contém pedidos de patente depositados via PCT de muitos países. Permite a busca por palavras-chave em inglês e português. Clique aqui para acessar o portal.

Google Patents

O Google Patents é uma ferramenta de busca que possibilita a pesquisa por patentes e produções não patenteadas. Clique aqui para acessar o site.

registrado em:
Fim do conteúdo da página