Propriedade Intelectual e Pesquisa Patentária
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) incluiu em suas chamadas com viés tecnológico o item Pesquisa em Bases de Propriedade Intelectual no roteiro das propostas a serem apresentadas.
O objetivo é incentivar a inovação tecnológica e reduzir gastos desnecessários. A pesquisa em bancos de patentes permite o levantamento do chamado estado da técnica de uma determinada tecnologia, o que é muito importante na fase inicial de desenvolvimento de um produto e na redação de novos projetos. Saiba mais [VIDEO].
Estado da Técnica
Ao propor o desenvolvimento de um produto tecnológico, processo ou técnica deve-se sempre mostrar as vantagens da tecnologia em relação ao que já existe. Ao encontrar patentes similares que tentam resolver o mesmo problema técnico, estas devem ser citadas como forma de confrontá-las com a sua tecnologia, sempre pensando em exaltá-la em comparação as existentes.
Busca em Bases de Patentes
Para atender ao novo item das propostas, o pesquisador deverá, então, indicar quais foram as bases consultadas e listar os depósitos, registros e patentes que mais tem relação com a sua pesquisa.
Disponibilizamos a seguir informações para auxiliar os pesquisadores da UFCG a realizar a pesquisa patentária para inclusão nas propostas de projetos de caráter tecnológico e inovador submetidos aos editais de seleção para os programas institucionais.
NITT - Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnológia da UFCG
O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnológica – é uma instância ligada à Reitoria, que tem por objetivo promover a inovação e a proteção das invenções oferecendo aos pesquisadores da UFCG serviços relacionados à Propriedade Intelectual (Registro de Patentes, Registro de Software, Registro de Marca e Registro de Desenho Industrial), entre outros serviços. Acesse o site clique aqui.
INPI
A busca de patentes depositados no Brasil pode ser feita gratuitamente na base de patentes do INPI, com o sistema Busca Web, através da combinação de palavras-chave com a Classificação Internacional de Patentes.
LATIPAT
Pesquisa sobre patentes depositadas na Espanha e em países da América Latina (clique aqui), permitindo as pesquisas em Português e Espanhol.
Espacenet
Pesquisa sobre patentes de mais de 90 países (clique aqui), inclusive os maiores depositantes, como Estados Unidos, China, Japão, Coréia do Sul e Alemanha, incluindo o Brasil.
PATENTSCOPE®
Portal mantido pela OMPI - Organização Mundial de Propriedade Intelectual. Disponibiliza o acesso a uma base que contém pedidos de patente depositados via PCT de muitos países. Permite a busca por palavras-chave em inglês e português. Clique aqui para acessar o portal.
Google Patents
O Google Patents é uma ferramenta de busca que possibilita a pesquisa por patentes e produções não patenteadas. Clique aqui para acessar o site.
Redes Sociais