CNPq reativa bolsas de doutorado sanduíche (SWE)
As bolsas SWE são destinadas a alunos formalmente matriculados em curso de doutorado no Brasil para usufruírem, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados ou de desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil.
As bolsas de Doutorado Sanduíche (SWE) vinculadas a projetos de Pesquisador Visitante Especial (PVE) foram reativadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por limitações orçamentárias, essa modalidade havia sido suspensa em abril de 2016 para os projetos em execução à época.
"Após várias gestões do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o CNPq teve parte de seu orçamento recomposto, possibilitando a reativação das bolsas", explicou o presidente do CNPq, Mario Neto Borges.
Ao todo, serão beneficiados 120 projetos, totalizando cerca de 250 bolsas.
As indicações estão abertas para os pesquisadores que manifestaram interesse a partir de contato feito pelo CNPq com os coordenadores do projeto, em junho deste ano. A solicitação deve ser feita por meio da Plataforma Carlos Chagas.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Redes Sociais