Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisa > UFCG entrega 10 mil máscaras produzidas a partir da casca de camarão à FapesqPB
Início do conteúdo da página

UFCG entrega 10 mil máscaras produzidas a partir da casca de camarão à FapesqPB

Escrito por Diego Charles da S. Basilio | Publicado: Quarta, 21 de Julho de 2021, 14h18 | Última atualização em Quarta, 21 de Julho de 2021, 14h22 | Acessos: 1389

Máscaras conseguem reter e matar o novo coronavírus e serão distribuídas em hospitais, centros de Saúde e outros serviços do estado.

Máscaras feitas a partir da casca do camarão são distribuídas na Paraíba (Foto: Divulgação/ Governo do Estado)
imagem sem descrição.

Foi realizada na tarde dessa segunda-feira, dia 19, no Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a entrega de 10 mil máscaras - produzidas a partir da casca de camarão -, à Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FapesqPB), resultado dos projetos de pesquisa aprovados no Edital Nº 003/2020, que visa contribuir para a rápida implementação de soluções de monitoramento, análise e recomendações frente à pandemia do Covid-19 no estado da Paraíba.

O projeto recebeu R$ 102 mil para o desenvolvimento e produção de máscaras cirúrgicas de polipropileno, que contam com quitosana na composição, atuando como bactericida, fungicida e virucida. Foram entregues pelo professor Marcus Vinícius Lia Fook, coordenador do projeto, e serão destinadas pela FapesqPB às secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado, para distribuição em hospitais, centros de Saúde, entre outros serviços. A máscara é descartável, mas tem durabilidade segura de até 24 horas seguidas de uso.

(Ascom UFCG, com dados da FapesqPB)

Fim do conteúdo da página