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Trabalho da UFCG será apresentado em Simpósio Internacional de Educação em Engenharia durante o COBENGE 2018

Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 02h55

Desenvolvido no PIBIC Ensino Médio, o trabalho tem como proposta a redução da disparidade na presença de estudantes de escolas públicas no Ensino Superior.

O trabalho intitulado “Engajamento de estudantes de Escolas Públicas na área das grandes engenharias: uma proposta de motivação e redução da disparidade na presença de estudantes de escolas públicas no Ensino Superior.”, foi aceito para apresentação no COBENGE - XLVI Congresso Brasileiro de Educação para Engenharia e 1° Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, edição 2018, que será realizado na cidade de Salvador - BA, nos dias 03 a 06 de Setembro próximo.

Em sua 46ª edição, o evento recebeu 800 artigos para avaliação, dos quais 36 foram aceitos para sessão técnica, dentre eles está o escrito pelas alunas Anyelle Queiroz e Rayanna Francklim do curso de Engenharia Elétrica da UFCG, que irão apresentá-lo na ocasião do evento.

Sobre o projeto

Em parceria com a Escola Cidadã Integral e Técnica da Prata, Escola Cidadã Integral Monte Carmelo e o Laboratório de Instrumentação e Metrologia Científicas – LIMC do Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, com financiamento do CNPq, o projeto do PIBIC Ensino Médio intitulado Instrumentação Eletrônica para Alunos de Ensino Médio de Escolas Públicas, sob orientação do professor Raimundo Carlos Silvério Freire, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, vem desenvolvendo um trabalho de integração com estudantes de graduação e do ensino médio com o objetivo de despertar o interesse de alunos do Ensino Médio para as áreas de Engenharias e a redução da disparidade na presença de estudantes de escolas públicas no Ensino Superior.

Através da exposição teórica e da realização de atividades práticas são oferecidos conteúdos de Matemática Básica, Eletrônica Básica, Instalações Elétricas e Microcontroladores. Os alunos também são preparados para a apresentação de trabalhos através da exposição de seminários nas escolas de origem, com o intuito de divulgar o trabalho desenvolvido no projeto e promover o interesse de outros alunos.

Apresentação nas escolas. Foto: Divulgação

O projeto tem a participação de 06 alunos bolsistas do PIBIC Ensino Médio do CNPq e 09 voluntários e conta com a colaboração de professores de Matemática e Física das escolas parceiras e estudantes de graduação do curso de Engenharia Elétrica da UFCG.

 Fonte de Tensão Simétrica Regulável produzida por alunos do Ensino Médio. Foto: LIMC/UFCG

Fonte de Tensão Simétrica Regulável produzida por alunos do Ensino Médio.

Foto: Divulgação

Entre as ferramentas pedagógicas utilizadas destacam-se os kits didáticos disponibilizados pelo IEEE chamados Snap Circuits® Extrem, desenvolvidos com o intuito de facilitar o aprendizado de eletrônica para alunos de ensino básico; e um ambiente virtual desenvolvido em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC pelo aluno Rodrigo Guimarães do curso de Engenharia Elétrica da UFCG, que pode ser acessado em Instalações elétricas - ambiente virtual. O ambiente desenvolvido em forma de jogo eletrônico é formado por nove exemplos de instalações elétricas, que de forma dinâmica ajudam na compreensão do assunto abordado.

Práticas de Instalações Elétricas. Foto: LIMC/UFCG

Práticas de Instalações Elétricas. Foto: Divulgação


Desenvolvimento Tecnológico

O trabalho vem apresentando resultados positivos, além da publicação no COBENGE 2018, os alunos Júlio César Gomes, Kennison Dantas e Renan Bezerra participaram da Campus Academy 2018, uma maratona de empreendedorismo e inovação que ocorreu durante os dias 16 e 18 de Maio de 2018, na cidade de João Pessoa, voltada para alunos de escolas técnicas públicas da Paraíba. Na ocasião, os alunos apresentaram uma inovação tecnológica para melhoria do serviço de segurança da Escola Cidadã Integral e Técnica da Prata, e obtiveram o 8º lugar no desafio que envolveu 365 estudantes de Escolas Cidadãs Integrais e Técnicas de todo o estado.

Durante o evento, a ideia desenvolvida pelos estudantes chamou a atenção do Secretário de Educação do Estado da Paraíba, que buscou contato com o Laboratório de Instrumentação e Metrologia Científicas – LIMC/UFCG, para viabilizar o desenvolvimento do protótipo do projeto apresentado pelos alunos.

Ao ser questionado sobre a participação no PIBIC-EM, o estudante Kennison Dantas afirmou: “- O projeto ajudou em usar mais a eletrônica e tecnologia para ajudar a sociedade com problemas que enfrentamos no dia-a-dia, e a partir do momento em que você se envolve em oportunidades como essa, sua mente desperta mais e você começa a pensar em coisas futuras como foi o projeto do desafio da Campus Academy”.

Para perspectivas futuras, é esperado que os alunos tenham desenvolvido o interesse pela grande área das Engenharias e com o propósito de fazê-los ver a engenharia mais próxima do cotidiano acadêmico, em parceria com a PRAC-Pró Reitoria de Assuntos Comunitários da UFCG, ao ser iniciado o módulo sobre microcontroladores, os alunos serão apresentados com a proposta de resolução de um problema no campus de Campina Grande.

(Texto de Annyele Queiroz com adaptações)

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